Verbetes relacionados:
Distinção entre filosofia e ciência
Filosofia, roteiro de estudo
Que perguntas faz a filosofia?


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Clique no link para rel://files/filo/distinção%20filosofia%20e%20ciência.jpg


A filosofia é um conhecimento que procura obter informações válidas, precisas e ordenadas sobre uma esfera própria de competência. Tem método (justificação lógica racional), objetivo (conhecer a verdade pela verdade) e objeto (o todo, o conjunto global) próprios.

O método não é o da verificação (conhecimento comum), nem descrição fantasiosa (mitologia), nem o da experimentação (ciência). É o da justificação lógica racional: explicação baseada só na razão.

O objetivo é conhecer a verdade pela verdade, com finalidade puramente contemplativa, sem buscar fins práticos. Não se destina a nenhum uso de ordem prática, só quer a contemplação da verdade.

O objeto é tudo, o todo. Todas as coisas podem ser examinadas no nível científico e também no filosófico. A ciência estuda fragmentos do todo, sob um ponto de vista específico, dá explicações parciais, que cobrem um trecho ou aspecto da realidade. A filosofia busca explicar o conjunto, o todo [1].

O ponto de chegada da ciência é o ponto de partida da filosofia, que é crítica dos postulados das ciências particulares, porque é vivência, cosmovisão e busca das causas últimas; a filosofia é um saber unificado, e a ciência um saber parcialmente unificado [2] [3].

A filosofia seria, assim, o estudo (a) das características mais gerais e abstratas do mundo e (b) das Categorias com que pensamos (mente, matéria, demonstração, razão, verdade, etc.). O objeto do estudo da filosofia são os próprios conceitos através dos quais compreendemos o mundo [4].


Notas e adendos:

[1] f. pr.: M1981c.

[2] C967n.

[3] m.c.: Talvez essa visão, datada dos anos 1950, da ~f como saber totalizador que dá o significado total e final do que todas as ciências sabem, não caiba mais nos tempos modernos, onde a ciência é tão extensa, ramificada e complexa que nenhum filósofo é capaz de realizar essa totalização, como disse Hawking (em 2014). Por outra, a característica da pós-modernidade é desconfiar de qualquer Metanarrativa (v. Modernidade líquida).

[4] Esta ideia interessante vem de E2015h: a filosofia nasce da inquietação causada pela percepção dos mistérios ocultos no mundo e no próprio homem; é o esforço do pensamento para (a) construir conhecimento, (b) desvelar fenômenos e entes; (c) visando transcendê-los e dar-lhes sentido. Filosofia é o esforço que o homem vem fazendo para compreender o mundo e a si próprio e dar, a si e ao mundo, sentido (p.46 e 64).